Notícias
Novidades
21/04/2016 10:29
Garrafa é capaz de transformar ar em água potável
O aparelho foi pensado para os aventureiros de plantão, que ficam muito tempo longe de fontes de água renovável e precisam se manter hidratado
Imagens © Fontus
Esse título parece coisa do futuro, não é mesmo? 
Mas acredite, não é! Uma startup austríaca desenvolveu um projeto incrível, capaz de transformar ar em água potável.
O Fontus, como foi chamado, nada mais é do que uma garrafa que transforma o vapor d’água presente na atmosfera em água prontinha para beber.
O aparelho foi pensado para os aventureiros de plantão, que ficam muito tempo longe de fontes de água renovável e precisam se manter hidratados, já que nem sempre dá para levar litros de água nas costas.
A “mágica” acontece da seguinte maneira: através de um ventilador acoplado na garrafa, o ar do ambiente é aspirado, passando por um filtro especial que pressiona o ar para dentro das câmaras de condensação. Então, a umidade é condensada a partir de pequenos refrigeradores e armazenada na própria garrafa.

Foram criados dois modelos, a Fontus Airo, para ser levada na mochila, mas que precisa ser acoplada a um tapete solar que envolve a garrafa para funcionar, e a Fontus Ryde, levada na bicicleta e que funciona de uma junção do movimento da mesma com a energia solar.
Segundo os criadores dessa maravilha, a atmosfera da Terra contém mais de 13 mil km³ de água não explorada, e esta técnica de conseguir água pela umidade do ar é praticada há mais de 2 mil anos. E aí você se pergunta: como ninguém pensou em comercializar isso antes?!
Nos testes realizados, o aparelho produziu até meio litro de água potável em uma hora, variando este valor conforme o nível de umidade do ar. A criação foi finalista do Prêmio Fundação James Dyson, que premia invenções sustentáveis capazes de tornar o dia a dia mais simples.
O projeto está em financiamento coletivo, e já atingiu 794% da sua meta! Se tudo der certo, as garrafas estarão prontas para comercialização a partir de abril de 2017.

Como nem tudo é perfeito, os preços são um pouco salgados: a Fontus Ryde será vendida promocionalmente por US$ 165, e a versão Airo custará US$ 250. Esses valores não incluem frete, mas as garrafas podem ser enviadas para todo o mundo.
Fonte: Terra

Veja também