Notícias
Administração
08/08/2016 13:24
Mutirão recolhe 18 toneladas de lixo
A ação do último sábado (06), liderada pela Defesa Civil de São Miguel do Oeste

No mutirão de limpeza e plantio de árvores às margens do riacho Guamerim, envolveu o trabalho de 111 pessoas. Uma iniciativa que se estendeu durante a manhã nas margens do rio, nos bairros Sagrado Coração, São Luiz até a comunidade da linha Santa Catarina.

Foram recolhidas 18 toneladas de lixo, formada por plástico, roupas, materiais eletrônicos e de construção. Na Rua Itaberaba, área próxima à galeria do bairro Sagrado Coração, houve o plantio de 315 árvores nativas. Outra atividade, voltada à orientação e conscientização, abrangeu a visita em 190 residências.

A iniciativa contou com a participação de servidores das secretarias de Planejamento, de Agricultura, de Obras, da Defesa Civil Municipal, da equipe municipal da Dengue, da Defesa Civil Regional, profissionais do Frigorífico Aurora de Maravilha, do Frigorífico Aurora de São Miguel do Oeste, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, do Projeto Protetor Ambiental, do Lions Clube, do Rotary Clube, da Delegacia de Polícia Civil, da Polícia Militar, do IFSC, da Câmara Municipal de Vereadores, de alunos e professores do Colégio São José.

Conforme a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Suinara Folmer, o trabalho foi intenso, cansativo, mas as pessoas muito empenhadas em fazer o melhor. Ela agradece o apoio de todos, pois foi uma ação importante e de conscientização.

Infelizmente, segundo Suinara, o resultado da iniciativa demonstrou como ainda há falta de cuidado, de conhecimento, de cooperação das pessoas na separação e destino adequado do lixo. “Mesmo com a Coleta Seletiva, com toda a informação que é disseminada, ainda há quem não tem o mínimo de respeito com o meio ambiente e com si mesmo”, comenta.

Para o trabalho houve a divisão em grupos. Três equipes trabalharam na recolha do lixo das margens do riacho, duas equipes foram responsáveis pelo plantio das mudas na área próxima da galeria do bairro Sagrado Coração, uma equipe recolheu lixo na área aos fundos da Delegacia de Polícia Civil, outro grupo efetuou o trabalho de conscientização, orientando e visitando os moradores.

Fonte: ASCOM

Veja também