Notícias
SAÚDE
20/08/2016 07:52
Saúde prepara Campanha de Hanseníase, Tracoma e Verminose
Neste mês, a equipe do Setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, está orientando as equipes dos postos de saúde - ESF

O objetivo é repassar as informações sobre a Campanha de Hanseníase, Tracoma e Verminose que será desenvolvida, em parceria com as escolas públicas, nos dias 19 a 23 de setembro.

Conforme o enfermeiro responsável pelo Setor, Marcos Bortolanza, a ação envolve o trabalho de toda a equipe dos ESFs, sendo que os agentes comunitários de saúde serão responsáveis em repassar às famílias os detalhes sobre a campanha.

Bortolanza explica que nas escolas as palestras serão direcionadas às crianças com idade de 05 a 14 anos, abrangendo aproximadamente 2.200 estudantes de 14 escolas públicas. O trabalho será conduzido, nas unidades de ensino, pelos enfermeiros dos ESFs e do Setor de Vigilância Epidemiológica.

Além de palestras, os alunos receberão material informativo, ficha de autoimagem para identificar lesões, manchas na pele que possam indicar a presença de Hanseníase. Na oportunidade, a equipe da saúde realizará exame de inspeção ocular para identificar possível presença de Tracoma, uma doença bacteriana que afeta os olhos.

O enfermeiro observa que essas doenças tem cura e nos últimos três anos o município registou 09 casos de Hanseníase. “O município tem baixo risco, mesmo assim devido a presença da doença é preciso realizar a campanha, que é uma forma de prevenção, visando o diagnóstico precoce”, finaliza.

Fonte: ASCOM - SMO

Veja também