Notícias
Delicia
19/09/2016 10:34
Bolinho de tomate com nozes
Adicione ao seu livro de receita


Ingredientes:

Para o bolinho:

200 g de tomate confit;

100 ml de azeite;

160 g de farinha de trigo;

80 g de açúcar;

60 g de nozes;

1 pitada de sal;

1 colher de chá de raspas de limão;

15 g de fermento;

15 g de baunilha;

3 ovos.

Para o tomate confit:

1 quilo de tomate já limpo;

500 ml de água;

300 ml de açúcar cristal.

Modo de preparo:

Tomate confit: coloque a água com o açúcar no fogo, até dissolver o açúcar. Acrescente o tomate na calda e deixe cozinhando em fogo baixo durante 2 horas e meia. Separe 200 g dessa receita para os bolinhos.

Bolinho: pré-aqueça o forno a 160 graus, unte as forminhas e reserve. Em uma batedeira, bata as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Junte o azeite e 200 g do tomate confit. Bata até envolver bem. Acrescente as raspas de limão e a baunilha e misture bem. Junte a farinha de trigo. Envolva as nozes em um pouco de farinha (para ficarem bem agregadas à massa) e adicione à mistura. Bata as claras em neve e envolva delicadamente na massa. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Distribua nas forminhas untadas e leve ao forno durante 30 minutos ou até que um palito enfiado no centro saia seco e limpo. Deixe esfriar na forma durante 10 minutos e só então retire da forma.

Montagem: No restaurante, o chef coloca os bolinhos sobre porções do mesmo tamanho de gelato de baunilha. Em casa, você pode fazer o mesmo, utilizando sorvete como base, ou simplesmente servindo o bolinho sozinho, que já faz o maior sucesso.


Veja também