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Benefícios da aveia
23/11/2016 11:03 (atualizado em 23/11/2016 11:04)
Benefícios da aveia para intestino, coração, emagrecer e mais: tudo sobre o grão
Sim, é verdade que a aveia faz bem e é por isso que ela é um dos segredos mais antigos para manter a saúde em dia e a emagrecer sem dificuldades.
JIRI HERA/SHUTTERSTOCK

O cereal faz sucesso há muitas gerações por ser riquíssimo em fibras, promover sensação de saciedade, reduzir colesterol e triglicérides, diminuir gordura abdominal, regular o intestino e melhorar a pele e os cabelos.

Propriedades

A aveia é um tipo de carboidrato de baixo índice glicêmico, o que significa que não eleva tanto os níveis de açúcar no sangue como outros - e entender a forma como o índice glicêmico ajuda a emagrecer pode fazer com que a dieta finalmente funcione.

Também possui alta quantidade de fibras. A principal entre elas é a fibra solúvel betaglucana, responsável pela baixa absorção de colesterol e triglicérides, o que protege o sistema cardiovascular. A betaglucana também faz com que a aveia seja ótima para diabéticos, já que ela que controla os níveis de glicose no organismo.

Nutrientes, como o zinco, mineral que melhora a pele e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, também estão presentes no grão. Outros componentes como proteínas, ferro, lipídios, silício e magnésio tornam este alimento um poderoso aliado da saúde.

Para o coração

Alimento rico em antioxidantes, é ótimo para evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose (entupimento das artérias) e infarto agudo do miocárdio. Isso ocorre porque suas fibras reduzem as taxas de colesterol total, que quando elevadas colocam a saúde do coração em risco.

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Antes do treino

Os benefícios da aveia para quem malha garantem o sucesso do grão no mundo fitness. “O carboidrato de baixo índice glicêmico é necessário para garantir energia durante todo o exercício”, explica a nutricionista Fernanda Faustino Ribeiro, pós-graduada em Nutrição Clínica. Ela também tem proteínas de origem vegetal, tipo proteico com baixo nível de gordura que auxilia no ganho de massa muscular. A dica é ingerir o cereal antes do treino, se possível junto com outro alimento saudável, como uma fruta.

Para a pele

Fonte de fibras, zinco e silício, melhora a pele já que sua composição auxilia na estruturação, cicatrização e produção de colágeno, inibindo inclusive o aparecimento de celulites e acnes. Outra maneira de aproveitar os benefícios deste mineral para a cutis é usar hidratantes ou preparar uma máscara caseira com aveia para a pele, já que a propriedade anti-inflamatória acalma a pele.

Diminui colesterol

É uma forte combatente do LDL, chamado popularmente de “colesterol ruim”, já que suas fibras solúveis betaglucanas reduzem os níveis deste componente no organismo. A aveia adere ao colesterol ainda no intestino e impede sua passagem para a corrente sanguínea, descartando-o por meio das fezes.

Baixa triglicérides

A betaglucana ajuda ainda na batalha contra o triglicérides alto, pois reduz as taxas de gordura no sangue. Esta fibra contida na aveia também é ótima para controlar a glicemia, sendo uma poderosa aliada contra o diabetes.

Para o intestino

O mais popular benefício da aveia é sua ação contra o intestino preso, já que suas fibras favorecem a digestão e o esvaziamento estomacal por serem digeridas mais lentamente. Ao entrar em contato com a água, elas formam uma substância que auxilia no correto funcionamento do intestino. Porém, é preciso atentar-se ao consumo de líquidos, pois comer muita fibra sem tomar água suficiente pode causar prisão de ventre.

Outro ponto positivo em relação ao intestino é a prevenção de tumores gástricos, como o câncer de intestino, o que ocorre também por meio da betaglucana, que auxilia na eliminação de toxinas.

Para o cabelo e unhas

O zinco presente na aveia é um mineral excelente para controlar a queda de cabelo. Além disso, ele ainda ajuda a fortalecer as unhas fracas e evitar quebra.

Aveia na gravidez

O apetite elevado na gravidez é controlado pelo grão. Além disso, a prisão de ventre, desconforto frequente na gestação, pode ser amenizada com a ingestão de fibras solúveis, que existem em grande quantidade no alimento.

Aveia engorda ou emagrece?

A aveia emagrece pois aumenta a sensação de saciedade, o que significa que ela é capaz de tirar a fome e, dessa forma, evita deslizes na dieta. A chave do processo é a fibra betaglucano, que faz com que o grão seja digerido lentamente, liberando o hormônio colecistoquinina, que inibe a fome ao enviar uma mensagem para o cérebro avisando que já estamos satisfeitos. Outro benefício para perder peso é o fato de o grão regular o intestino, o que diminui a gordura abdominal e ajuda na eliminação de toxinas.

Porém, é preciso estar atento a quantidade ingerida, pois exagerar na dose pode gerar o efeito contrário e promover o acúmulo de gordura e ganho de peso.

Tipos de aveias

Farelo

Entre todos, o farelo é o tipo de aveia que mais emagrece. Isso porque ele é formado pela casca do grão, o que garante uma grande dose de fibras beta-glucanas, que trazem vários benefícios para a saúde. O uso do farelo de aveia é recomendado em diversos tipos de receitas, desde sucos e frutas até massas.

Em flocos ou flocos finos

A aveia em flocos é o tipo mais completo deste cereal, porque aqui ele é usado por inteiro, tanto a casca quanto seu "interior". Perde em relação ao farelo por ter mais carboidrato da parte interna. Do lado bom, aqui seus grãos são prensados inteiramente e preservam os nutrientes e as fibras originais. Na versão “flocos finos” os grãos também são usador por inteiro, mas são moídos. Ambas as versões podem ser usadas em sucos, saladas e frutas.

Farinha

Na farinha, não há nada da casca do grão. E como ela é retirada da parte interna, perde sua quantidade de fibras. Contudo, não é de todo mal, ainda mantém as outras propriedades benéficas da aveia. É uma ótima opção para ser usada no lugar da farinha branca no preparo de pães, bolos, tortas, bolachas e bolos.

Qual a melhor aveia para emagrecer?

Como indicado anteriormente, se você quer saber como emagrecer com aveia, o ideal é optar pelo farelo. De acordo com a nutricionista Fernanda Faustino Ribeiro, ele carrega uma quantidade maior de fibras, essenciais para tirar a fome e regular o intestino. Em segundo lugar, ficam os flocos de aveia. “A última opção para o consumo e aproveitamento das fibras é a farinha, já que ela passa por um processamento em que o grão é refinado, perdendo seus nutrientes”, conta.

Como comer?

Não existe uma recomendação específica sobre a quantidade de aveia que deve ser consumida por dia, porém, alguns profissionais recomendam o consumo de aproximadamente 30g de aveia por dia, o que equivale a cerca de três colheres de sopa. De acordo com a nutricionista Fernanda Ribeiro, o mais importante é tomar água suficiente para processar a porção de aveia ingerida, a fim de evitar constipações.

A aveia permite uma infinidade de modos de consumo. Combinar este cereal com frutas, sucos e iogurtes pode agregar ainda mais benefícios para a saúde. Outras receitas muito populares também são uma boa pedida. Por exemplo, um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que o famoso mingau de aveia faz viver mais, já que possui a quantidade ideal de grãos integrais por dia, reduzindo o risco de morte e doenças do coração.

Fonte: vix (ESCRITO POR LIGIA LOTÉRIO)

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